more from
Rocinante
We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Bacia do cobre

by Marcelo Galter

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $7 USD  or more

     

1.
Cobra coral 05:22
2.
3.
4.
Prece 07:08
5.
Lourimbau 05:57
6.
Temporal 07:29
7.

about

LADO A

1. Cobra coral (5:22)
2. Galinha pulando (2:20)
3. Capricorniana (3:33)
4. Prece (7:08)

LADO B

1. Lourimbau (5:57)
2. Temporal (7:30)
3. Bacia do cobre (6:30)

Todas as faixas foram compostas por Marcelo Galter, com exceção de “Temporal”, de Dorival Caymmi.

FICHA TÉCNICA

Produzido por Sylvio Fraga e Marcelo Galter
Direção musical: Marcelo Galter
Gravação: Pepê Monnerat e Bráulio Passos no Estúdio Rocinante
Mistura: Bráulio Passos e Pepê Monnerat no Estúdio Rocinante
Masterização: Alexandre Rabaço
Manutenção de equipamentos: Vinicius Crivellaro
Assistência de estúdio: Felipe Duriez
Afinação do piano: Tienes
Produção executiva: Luanda Morena e Nuala Brandão
Projeto gráfico: Ana Rocha
Fotografias: Julio Costantini

A pintura reproduzida na capa é de Genaro de Carvalho, gentilmente cedida pela Nair de Carvalho, fotografada por Andrew Kemp: Local do parque dos girassóis, 1966 | acrílica sobre cartão | 38 x 46 cm.

TEXTO DE LETIERES LEITE

"Bacia do cobre" é a realização de um sonho meu: um piano afro-brasileiro absolutamente original. Até onde sei, não há e nem nunca houve o que Marcelo faz. É importante marcar esses territórios, inclusive para a própria música que sai da Bahia. É o piano com sotaques específicos, fazendo uma arte contemporânea ligada umbilicalmente com os sistemas de oralidade e com a metodologia da diáspora. As claves utilizadas não são necessariamente as ancestrais – muitas vezes são híbridas ou inventadas – mas a forma de organização em torno delas se mantém.

Fora seu talento único, porque o piano de Marcelo é afro-brasileiro e original? Ele desenvolveu sua música em um ambiente muito favorável que é a cidade de Salvador, onde a presença do universo rítmico matricial é volumosa e diversa, graças à preservação praticada nos terreiros (em suas diversas nações) que cumprem o papel de verdadeiras universidades. É matéria prima fundamental para o piano de Marcelo. A maneira pela qual ele traz outros universos para essa vivência é uma coisa extraordinária. De Monk a Caymmi a Messiaen.

Ele me disse que pensa sua música em um ambiente circular, mas eu a sinto fazendo uma espiral, me vem a imagem de uma espiral ascendente. Cheguei a dar risada com seu improviso em "Cobra coral", pois ele traz o ritmo não sei de onde – quanta beleza naquelas divisões! Quebrando em cima do quebrado, buscando lugares perigosíssimos, à beira do abismo. Não tem saída pra ouvir essa música: ou você se joga nessa espiral ou vai ficar de fora, não tem meio termo.

Os deslocamentos de Marcelo são erigidos sobre alicerces rítmicos muito sólidos. Essa consciência lhe traz segurança para voar ainda mais alto do ponto de vista harmônico e melódico. Sempre falo que a consciência rítmica é o que mais falta aos músicos profissionais e nesse disco os quatro dão aula através de uma interação de grande sensibilidade. Aliás, apaixonados e disciplinados, fizeram mais de 40 ensaios no Terreiro do Bogum antes de gravar. Quando todos compram a briga, o trabalho vira de fato um trabalho de grupo. Ldson, Luizinho e Reinaldo, todos grandes artistas, são o solo onde as ideias de Marcelo crescem e dão frutos.

A junção de Luizinho com Reinaldo é simplesmente genial. Cada um traz uma história singular dentro da percussão da Bahia. Luizinho é a conexão direta com a ancestralidade. Quando ninguém espera, ele lança suas flechas mágicas e a música atinge outro plano. Reinaldo investiga a música de Marcelo com absoluto rigor e assim se coloca com igual liberdade de Luizinho, mas com outra experiência musical, fora dos terreiros, trazendo também os ensinamentos do jazz. Ldson, com total consciência rítmica, se tornou um especialista em uma música com poucos precedentes e sabe como ninguém conectar seu instrumento, o contrabaixo, com as frequências graves dos tambores. Contrabaixista e contrapontista.

Há décadas falo que temos matéria prima composicional vasta para a música instrumental na cultura da Bahia, apenas não havíamos explorado, nem de longe, esse potencial. Com "Bacia do cobre", Marcelo e seu grupo dão um passo fundamental nesse sentido, com alta complexidade e beleza. Será um disco de referência. É um acontecimento histórico na nossa música.

credits

released September 24, 2021

Marcelo Galter: piano, Rhodes, Wurlitzer, órgão e Korg
Ldson Galter: contrabaixo
Luizinho do Jêje: percussão
Reinaldo Boaventura: percussão

license

all rights reserved

tags

about

Marcelo Galter BA, Brazil

Pianist, arranger, and composer, he was a member of the Letieres Leite Quintet.
His album Bacia do Cobre (Copper Basin) (2021) is an amalgam of African keys with Olivier Messiaen’s “modes of limited transposition”.
Letieres Leite proclaimed, “As far as I know, nobody does today, and nobody has ever done what Marcelo does.”
... more

contact / help

Contact Marcelo Galter

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Marcelo Galter, you may also like: